Nossa história
Você está aqui: home / nossa-historia

A Associação Médica de Governador Valadares foi fundada em 3 de outubro de 1953, como “Secção Regional da Associação Médica de Minas Gerais”. Quem liderou o movimento para a sua criação foi o Dr. José Pinto Machado, que deu à AMGV a missão de ampliar e compartilhar o conhecimento científico entre a classe médica. A consolidação do projeto aconteceu no dia 3/10/1953, durante reunião na sede do SESP, à época, uma construção suntuosa, erguida na Rua São João, esquina com Tiradentes.

 

Desta reunião participaram médicos que atenderam à convocação da classe, subscrita pelos médicos José Pinto Machado, Clóvis Sette Bicalho e José Raimundo de Miranda. No Livro de Atas que registra os momentos históricos da Associação Médica de Governador Valadares, o relator informou que a reunião de fundação contou com 31 médicos presentes, número suficiente para a fundação de uma seção regional da Associação Médica de Minas Gerais, de acordo com artigo 3º, do capítulo I, do Estatuto da AMMG. A denominação oficial da associação criada foi: Associação Médica de Minas Gerais – Secção Regional de Governador Valadares, que teve como sede provisória o Centro de Saúde do SESP.

 

A primeira reunião da Associação Médica de Minas Gerais – Seção Regional de Governador Valadares aconteceu em 28 de outubro de 1953. A ata desta reunião registra que os trabalhos começaram às 20h, no Centro de Saúde do SESP, na imponente sede da Rua São João, área central de Governador Valadares. O presidente provisório da Associação Médica, Dr. José Pinto Machado, foi o primeiro orador da noite, e em seu discurso-saudação explicou que o principal motivo da reunião era eleger a primeira diretoria da entidade. Em seguida, passou o comando dos trabalhos aos médicos Dr. José Júlio Uchoa e Dr. Ladislau Salles, que formaram a banca apuradora de votos. Os três primeiros votos entregues à esta banca foram de médicos ausentes à reunião, e que por força das instruções de participação na eleição, editadas e publicadas antes do pleito, puderam dar seus votos em envelopes lacrados. Os votos foram dados pelos médicos: Dr. Omar Andrade, Dr. Niltro Porcaro e Dr. Sebastião Hilário Breguez.

 

Depois, os médicos presentes à reunião, entregaram seus votos à banca, que apurou o seguinte resultado para presidente: Dr. José Pinto Machado, 13 votos, e Dr. Xisto Rodrigues Coelho, 7 votos.

 

Assim como na eleição para presidente da República, em que o eleitor votava no presidente e no vice-presidente separadamente, a primeira eleição da Associação Médica teve também voto em separado para o cargo de Secretário. O Dr. José Raimundo de Miranda recebeu 15 votos, o Dr. José Pinto Machado recebeu 3 votos, e o Dr. Xisto Rodrigues Coelho, 2 votos. Assim, a primeira diretoria eleita foi composta pelo Dr. José Pinto Machado como presidente, e o Dr. José Raimundo de Miranda como secretário, com mandato de 1 ano, sendo permitida a reeleição. A posse da primeira diretoria aconteceu no dia 30 de janeiro de 1954.

 

Em 65 anos de história, a AMGV exerceu papel de grande importância para a classe médica, desenvolvendo atividades voltadas para a educação continuada, defesa dos direitos dos médicos enquanto trabalhadores e sempre interagindo com a sociedade. Teve no médico e professor Dr. Hilton Rocha, o maior incentivador para a realização das jornadas médicas, em uma época na qual a difusão do conhecimento não tinha o mesmo espaço midiático de hoje.

 

Dos ideais médicos difundidos a partir dos anos 1960, surgiram dentro da AMGV, anos mais tarde, entidades importantes como o Sindicato dos Médicos de Governador Valadares (SinMed-GV), a delegacia do Conselho Regional de Medicina, e a Unimed Governador Valadares.

 

Hoje, a AMGV é uma entidade de reputação grandiosa e positiva no cenário médico de Minas Gerais. Ocupa desde 2017, a sua moderna sede própria no Edifício La Vitta, abrigando também as sedes do SinMed-GV e CRM. A nova sede foi inaugurada durante a gestão de seu presidente, Dr. Roberto Carlos Machado.