30 anos da SOGILESTE

No dia 20 de abril de 2018 os membros da SOGILESTE comemoraram no Espaço de Eventos da Casa do Médico os 30 anos da SOGILESTE. Na oportunidade teve homenagem aos ex presidentes da instituição.

RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR

Resolução CFM 2.170/17 sobre Clínica Populares entra em vigor

Começa a valer nesta terça-feira (24) a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.170/17, que regulamenta o funcionamento das chamadas clínicas populares. O relator da Resolução e diretor de Fiscalização do CFM, Emmanuel Fortes, esclarece que os noventa dias entre a publicação no Diário Oficial de União (DOU) e a entrada em vigor da resolução foram suficientes para que as clínicas se registrassem nos respectivos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), indicando o nome do diretor técnico responsável, além de se adaptarem às demais regras. “Acreditamos que todas estão funcionando de acordo com o estabelecido na Resolução”, prevê Fortes.

Além da indicação do diretor técnico médico responsável no CRM, a Resolução CFM 2.170/17 estabelece que a divulgação de valores só pode ser feita no interior dos estabelecimentos e proíbe os anúncios publicitários com indicação de preços de consultas, formas de pagamentos que caracterizem a prática da concorrência desleal, comércio e captação de clientela. “É preciso lembrar que o Código de Ética Médica veda ao médico praticar concorrência desleal com outro médico”, ressaltou Fortes.

As clínicas também estarão impedidas de oferecer qualquer promoção relacionada ao fornecimento de cartões de descontos, fidelidade ou similares. Essa prática é proibida desde 2010, quando o CFM entendeu que a adesão de médicos às regras de promoções deste tipo deixa o sigilo do paciente vulnerável.

Emmanuel Fortes enfatiza que a regulamentação de diretrizes específicas para as clínicas populares visa adequar estes estabelecimentos às normativas legais, ao Código de Ética Médica e às normas gerais de funcionamento de todos os estabelecimentos de assistência médica no Brasil. “Estas clínicas são empresas de prestação de serviços médicos e, portanto, são obrigadas a ter registro no CRM da jurisdição onde atuam. Além disso, o corpo clínico deve contar com médicos comprovadamente habilitados para o exercício da medicina no Brasil e os serviços colocados à disposição da população devem se limitar a atos e procedimentos reconhecidos pelo CFM”, alerta Fortes.

Conflito de interesses – De acordo com a Resolução do CFM, também é vedado à clínica médica de atendimento ambulatorial se instalar junto a estabelecimentos que comercializem órteses, próteses, implantes de qualquer natureza, produtos e insumos médicos. Também não podem funcionar “em contiguidade” a óticas, farmácias, drogarias e comércio varejista de combustíveis, ou em interação com estabelecimentos comerciais de estética e beleza. No entanto, é permitido o funcionamento desses estabelecimentos em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings centers.

Para o presidente do CFM, Carlos Vital, a migração dos médicos para as clínicas populares pode ser “uma reação à precarização dos contratos de trabalho com os serviços públicos, à baixa remuneração oferecida em concursos e à ausência de uma carreira de Estado para o médico”, avalia Carlos Vital.

O presidente do CFM ressalta, no entanto, que o principal atrativo destas clínicas deve ser a qualidade e não o preço ou a remuneração. “Do ponto de vista de negócios, qualquer acordo ou contrato deve estar atento ao artigo 58 do Código de Ética Medica, que proíbe o médico o exercício da profissão de forma mercantilista. Por sua vez, o artigo 63 aponta que é proibido explorar o trabalho de outro médico, isoladamente ou em equipe, na condição de proprietário, sócio, dirigente ou gestor de empresas ou instituições prestadoras de serviços médicos”, disse.

Assessoria de Imprensa do CFM 

Moratória suspende cursos

ARTIGO: MORATÓRIA SUSPENDE CURSOS

Diretor de Defesa do Exercício Profissional para Assuntos de Remuneração da AMMG e Diretor de Atendimento ao Associado da AMB, Márcio Silva Fortini, fala em artigo de Opinião no Jornal O Tempo de hoje (27/04), sobre a vitória da moratória que suspende a abertura de novas escolas de medicina nos próximos cinco anos.

Veja na íntegra o artigo: http://www.interclip.com.br/webclipping/index.php?action=DL&va=1524835831_5994&n=1037050&uc=0&tv=S&ha=dd08d32be4a6b47332ccf42e564b703c&c=115&hb=798de0139a95de35c90b4a59e4cfec81

I Simpósio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia no Auditório da Unipac GV

De 25 e 26 de maio de 2018 acontecerá o I Simpósio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia no Auditório da Unipac GV – Em breve teremos mais informações sobre o evento.

I Congresso Acadêmico de Neurocirurgia em Governador Valadares

Data: 2 de maio de 2018

A Liga Acadêmica de Neurocirurgia da UFJF GV convida para participação no I Congresso Acadêmico de Neurocirurgia em Governador Valadares, que contará  com um pré-congresso nas noites dos dias 17 e 18 de maio! Serão ministrados 2 cursos:

— Neuroimagem – pelo Dr. Ivan Magalhães
— Eletroneuromiografia e suas aplicações clínicas -pelo Dr. Yanes Brum

O pré-congresso acontecerá na Casa dos Médicos (Edifício La Vitta próximo ao GV Shopping) e terá um custo de 25 reais, além de certificação de 4 horas. O valor de R$25,00 engloba os dois minicursos!!!!

Caso se interesse por participar, procure Gabriela Porcaro (33 988024602), Hiolanda Piler ( 32 99217541), Jéssica Boline (32 991743003). Nathália Lopes (33 988018252) e Joice Ferreira (33 984223867) e efetive o pagamento. Durante a entrega do recibo, será combinado o envio do formulário de inscrição. Não podemos reservar vagas. A inscrição será feita somente mediante o pagamento. Faça logo sua inscrição, vagas LIMITADAS.

A Liga Acadêmica de Neurocirurgia também gostaria de lembrar que o processo seletivo para novos ligantes está aberto e que, em breve, divulgaremos mais informações sobre o congresso propriamente dito; até lá prepare sua divulgação oral ou pôster!

XI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia dia 9 de Maio à 12 de maio

Em 9 a 12 de maio de 2018 o XI Congresso Mineiro promete marcar 2018 como uma importante atividade científica de atualização profissional para cada um de nós.

Os mais variados assuntos serão abordados e discutidos, com os melhores professores do Brasil e do Exterior, através de temas marcantes, desafiantes e atuais. Tudo isso para te ajudar a transformar a informação compartilhada em melhoria assistencial para as Mulheres de todo Brasil!

Em Ginecologia teremos a presença de 2 grandes nomes da França, o Prof. Charles Chapron e a Prof. Geneviève Plu-Bureau.

Na Obstetrícia contaremos com presença do argentino Prof. José Palácios Jaraquemada, o venezuelano Rafael Cortês e Fabricio Costa da Austrália.

Belo Horizonte, como a sua tradição acolhedora de sempre e representante genuína das mais variadas culturas e costumes de Minas Gerais, te receberá de braços abertos para estes 4 dias de Maio!!

Além da grade científica regular, programamos Cursos e Up to Dates de Sexologia, Cirurgia por Vídeo e Robô, treinamento teórico-prático em proteção e reparo perineal no Parto Vaginal e faremos um Fórum Nacional de debate sobre a Disponibilidade Obstétrica.

Mais informações: http://www.cmgo2018.com.br/